Pensadores como Voltaire defendiam que a razão deveria ser levada adiante, substituindo a fé, que segundo ele, bloqueava a evolução do homem
Voltaire, uma das figuras do iluminismo, se opôs à intolerância religiosa e à intolerância de opinião existentes na Europa no período em que viveu. Era conhecido pela sua perspicácia na defesa das liberdades civis, liberdade religiosa, e livre comércio... Um polemista satírico, ele freqüentemente usou suas obras para criticar a Igreja Católica e as instituições francesas do seu tempo... Foi um defensor aberto da reforma social e ficou conhecido por dirigir duras críticas aos reis absolutistas e aos privilégios do clero e da nobreza. Destaca-se que Voltaire, também foi "conselheiro" de alguns reis, como é o caso de Frederico II, o grande, da Prússia, um déspota esclarecido.
Na época em que Voltaire viveu havia rígidas leis de censura e severas punições para quem as quebrasse. E justamente por dizer o que pensava, que fosse exilado de seu país de origem, a França, foi preso duas vezes e, para escapar a uma nova prisão, refugiou-se na Inglaterra.
Durante os três anos em que permaneceu naquele país, conheceu e passou a admirar as ideias políticas de John Locke.
Liberalismo
O conjunto de ideias de Voltaire constitui uma tendência de pensamento conhecida como Liberalismo; onde o indivíduo é capaz de elaborar as suas próprias leis, em que a vontade da maioria prevalece.
Um dos mais famosos pensamentos de Voltaire, e que expressa muito sobre o que ele defendia é:
"Não concordo com nem uma das palavras que me diz, mas lutarei até com minha vida se preciso for, para que tenhas o direito de dizê-las
Foi por tudo isso que Voltaire hoje é um símbolo da liberdade de pensamento!
Nenhum comentário:
Postar um comentário